domingo, maio 30, 2010 | Autor: Ebenézer Teles Borges
Continuo treinando pouco. Na média, estou perdendo para o ano passado que, por sinal, não foi nada bom. Mas acredito que vou começar a reverter esse quadro.

Em abril participei de uma corrida de montanha e, em seguida, passei quase trinta dias de molho, fazendo exercícios localizados e uma avaliação semanal em esteira, trotando. Por fim, voltei a correr na rua em ritmo lento (acima de 6:00 min/km), aumentando o volume até atingir a marca de uma hora ou dez quilômetros.

Resumo de maio:

- Volume de treino: 69 Km.
- Ritmo médio do mês: 6:01 min/km (cerca de 10 Km/h).
- Expectativa: Aumentar o volume em junho, sem a preocupação de melhorar o ritmo.
domingo, maio 16, 2010 | Autor: Ebenézer Teles Borges
A propósito do artigo "Sobre a vida após a morte..." publicado no site "Convictos ou Alienados", achei por bem colocar aqui minhas impressões: renascer após a morte do corpo, sobreviver ao decaimento da matéria, viver eternamente no tempo, tem sido um sonho da humanidade. De certa forma, somos todos Ponce de Leon em busca da fonte da eterna juventude.

Nesse aspecto não me diferencio dos demais. Cresci acreditando em vida eterna num paraíso encantado onde todos se vestem de branco, tocam harpas e não se cansam de exclamar "Aleluia"! Um lugar onde não há dor, morte, perigos, riscos ou qualquer tipo de ameaça. Um lar de paz...

Paz? Sim. Paz para sempre. Nenhum conflito, nenhuma desavença, nenhuma intriga, nenhuma divergência, nenhuma discordância... Será que eu seria feliz vivendo eternamente em tal lugar? Não sei. Tenho cá minhas dúvidas. Às vezes me parece que viver eternamente possa não ser tão bom quanto costumamos supor. E me sinto tentado a imaginar que até os maiores defensores desse viver sem fim, depois de alguns séculos ou milênios, começariam a se sentir incomodados pela paz inabalável e quietude rotineira desse lugar e passariam a entender melhor o significado da palavra "tédio".

Vida eterna nesse paraíso implica em ausência de risco, e não posso negar que, aos meus olhos, os riscos são ingredientes indispensáveis ao tempero do existir, diferenciando fatos comuns de eventos marcantes, inesquecíveis.

Além disso, na economia da vida (desta vida que é a única que conhecemos), o valor das coisas está associado, em parte, ao seu grau de escassez. Ouro e diamante têm grande valor porque não existem às pencas como seixos e cascalho. De igual modo, essa vida que temos é ouro e diamante justamente por ser curta e fugaz. Cada dia vivido nos aproxima do fim inevitável. Cada passo que damos nos conduz à morada do silêncio, à terra do esquecimento, aos braços da morte. Sabemos disso. Sabemos que a vida não é eterna e nos apegamos a ela com unhas e dentes, dando-lhe o valor que, de fato, ela merece ter. A morte torna a vida preciosa!

Gosto de viver, a despeito das dores e dissabores que fazem parte do meu existir. A grandeza do universo e a inocência de uma criança são exemplos de fenômenos que me encantam e emocionam. E há tantos outros mistérios que gostaria de desvendar, tantas experiências inusitadas que gostaria de vivenciar, tantos caminhos que ainda desejo percorrer... Meus dias são tão curtos, tão breves, tão insuficientes para me ensinar tantas lições, que às vezes me pego dominado pelo sentimento irracional de revolta, de ódio contra sei lá quem ou o quê. E me vejo perguntando: Por que a vida é assim, tão injusta, tão curta? Por que vivemos tão pouco? Que são 40, 70 ou 100 anos de vida quando comparados aos milênios de história da raça humana?

Quero viver mais sim, admito, mas isso não significa que deseje viver para sempre. Temo os superlativos e costumo evitar o uso de palavras que expressam o absoluto, tais como "sempre", "todos", "eterno" e outras do gênero. Quero viver mais. Quero viver muito. Quero viver o suficiente para poder afirmar: "já vivi o bastante". Admito o meu receio de viver eternamente...

Curiosamente, as religiões ensinam que nosso maior inimigo é o EGO. Aprendi essa lição quando criança, embora, naquela época, não a tenha entendido. Ego? O que é isso?

Ego, penso eu hoje, é esse algo que insiste em ter, em ser, em estar, em viver eternamente... No dia em que conseguirmos nos desprender dele, como recomendam as religiões, sobrará algo que possa desejar viver eternamente?
domingo, maio 16, 2010 | Autor: Ebenézer Teles Borges

Ontem assisti ao filme "2012". Em poucas palavras eu diria que o filme é lamentável. Uma coleção de exageros sem graça num enredo fraco e bastante explorado em filmes desse gênero. Esperava mais, mas isso é problema meu, afinal, eu sou responsável pelas minhas expectativas.
Categoria: | 10 Comentários
domingo, maio 02, 2010 | Autor: Ebenézer Teles Borges
Estou aqui, diante da TV, assistindo à Maratona de São Paulo. Consultei a temperatura de momento no site www.wheater.com: tempo bom e temperatura de 17 graus. A Máxima deverá chegar aos 26, provavelmente por volta das 13:00h. Mais uma vez fiquei de fora, por falta de condicionamento físico para enfrentar o desafio de correr 42 km.

Tenho treinado pouco, como se vê no gráfico ao lado. Foram apenas 53 quilômetros no mês de Abril, mês esse que marcou minha estréia nas corridas de montanha. Fui convidado pelo Cleiton, do blog "Saude, Saber, Virtude", a quem agradeço pelo convite, orientações e apoio. Correr em montanha é diferente de correr no asfalto. A natureza esbelta e envolvente, o ar puro, os obstáculos naturais como rios, aclives e declives acentuados, dão a essa prova um colorido especial e desafiador. Corri seis quilômetros que exigiram mais do que uns 10 ou 12 no asfalto. Gostei e penso em participar novamente. Antes, porém, terei que me condicionar melhor e fortalecer a musculatura da perna, especialmente das panturrilhas, que costumam atrapalhar meus treinos e até interrompê-los de tempos em tempos.

A maratona prossegue na telinha da globo. O Canal do Tempo (wheater.com) informa que a temperatura já subiu para 18 graus. São 9:34h. A Marily lidera no feminino e, no masculino, há um bloco com quenianos e brasileiros. Vou continuar acompanhando e ver no que vai dar.
Related Posts with Thumbnails