terça-feira, maio 27, 2008 |
Autor: Ebenézer Teles Borges
Era uma vez, há duzentos e cinqüenta e um milhões de anos...
Meu Deus! Só em pensar nessa cifra sinto vertigem. Está além da minha débil capacidade de compreensão. Para mim, cem anos já é muito, o que dizer de milhões e milhões?
Em apenas um milhão de anos é possível recontar a história do Brasil duas mil vezes! Já pensaram nisso? O português Cabral chegando por aqui para tomar posse do território em 1500; a criação das Capitanias Hereditárias; o massacre das civilizações indígenas; os duzentos anos de escravidão negra... e por aí vai. E toda essa história sendo repetida duas mil vezes para se chegar ao primeiro milhão de anos... Definitivamente, duzentos e cinqüenta e um milhões de anos é demais para a minha cabeça.
De acordo com a escala de tempo geológico, há duzentos e cinqüenta e um milhões de anos, a Terra vivia o final da era Paleozóica, mais precisamente, o final do período Permiano. Sua aparencia diferia da atual. Os continentes se aglutinavam formando uma grande massa de terra conhecida como Pangea. Foi então que algo terrível começou a acontecer, desencadeando a maior onda de extinção em massa até aqui conhecida: 95% das espécies então existentes desapareceram.
O que teria acontecido?
É curioso observar que, quanto o homem se pôs de pé nesse planeta, a maior parte das formas de vida já havia desaparecido. Parece tolice o esforço que fazemos hoje para preservar algumas espécies ameaçadas de extinção, quando, ao que tudo indica, todas as espécies estão fadadas ao aniquilamento, inclusive a nossa. É apenas uma questão de tempo. Mais alguns milhares ou milhões de anos e seremos como se nunca tivéssemos sido. (É claro que, do ponto de vista religioso, o cenário futuro é bem mais otimista.)
O que teria acontecido no final do Permiano? O que provocou tão grande extinção? O vídeo abaixo (de uns 47 minutos de duração), sugere uma possível resposta.
Referências:
1. Imagem inicial - Pangea: http://en.wikipedia.org/wiki/Pangaea
2. Vídeo: http://video.google.com/videoplay?docid=-4119343615649811862
1 comentários:
Oba!
Vejo que está de volta. Logo mais verei o vídeo.
SDS