quarta-feira, abril 08, 2009 | Autor: Ebenézer Teles Borges
Só hoje, com sete meses de atraso, é que me dei conta de uma postagem no blog Filosofando, de meu amigo o Prof. Dr. Frank Carvalho a respeito dos Dez maiores enigmas da ciência. Ao comentar algumas dessas questões intrigantes, o Frank levanta outras igualmente inquietantes. Vale à pena conferir, clicando no link Perguntas Intrigantes.

Esse incidente (atraso de sete meses até localizar e ler o artigo do Frank) me motivou a redigir este artigo recomendando uma solução bastante prática, da qual já lancei mão há algum tempo: o uso de um leitor de feeds.

"Feeds" (do inglês "alimentar") é o termo usado para o processo de distribuição de conteúdo na WEB, empacotados em formatos específicos e padronizados. Justamente por isso, esses feeds (também conhecidos como RSS Feeds) podem ser acessados para leitura em ferramentas específicas, conhecidas como leitores de feeds. Um desses leitores é o Google Reader.

Um leitor de feeds permite que você acompanhe novos artigos e conteúdos publicados em sites, blogs, agências de notícias, etc. e tudo isso de um único ponto central. A grosso modo, é como se você abrisse sua caixa de e-mails e percebesse rapidamente quantas e quais são as mensagens que você recebeu e ainda não leu.

Hoje não corro o risco de perder um artigo publicado pelo Frank ou por outros amigos que possuem blogs. Também acompanho as novidades do mundo de TI e monitoro outros tantos sites que abordam temas que são do meu interesse.

Fica aqui a dica: use também um leitor de feeds para facilitar sua vida e manter-se atualizado. Com a proliferação de sites interessantes, não dá mais pra ficar confiando na barra de "favoritos" de seu navegador. Também não é recomendável confiar apenas na memória. Às vezes a gente se descuida e lá se vão sete meses...

Há vários leitores de feeds disponíveis na WEB. Pelo que sei, o Google Reader é o 4º colocado (veja aqui). Mesmo assim eu o recomendo pela praticidade, simplicidade e facilidade de uso e acesso. Quem tem conta no Google (Ex: GMail, Blogger, Blogspot, Orkut, etc.) já dispõe desse serviço. É só começar a usá-lo.

A seguir, disponibilizo algumas dicas iniciais para que você possa dar os primeiros passos no Google Reader. Vá por mim: é muito fácil e bastante útil.

1. Endereço de acesso: http://www.google.com.br/reader/

2. Informe seu usuário e senha do GMail (Ou do Blogger/Blogspot);
3. Na barra lateral (a sua esquerda) clique em "Procurar coisas";
4. Na área central será exibida uma página com o título "Descubra e pesquise Feeds";

5. Procure por uma caixa de texto identificada pelo rótulo "Pesquisar feeds usando palavras chaves".

6. Como sugestão, digite "detextoemtexto" e pressione o botão "Pesquisar feeds";

7. A página será atualizada com feeds correspondentes a palavra pesquisada (que nesse exemplo foi "detextoemtexto")

8. Agora é só clicar no botão "adicionar a uma pasta" para acompanhar o que publico no meu blog "de texto em texto". Caso não haja nenhuma pasta, selecione "Nova Pasta", informe o nome dessa nova pasta e pronto.

Simples, não é mesmo?

Você pode organizar seus feeds em pastas. Eu tenho uma, por exemplo, chamada "Blogs de Amigos", outra chamada "Tecnologia" e por aí vai.

Faça um teste e facilite sua vida!
Categoria: |
Acompanhe as postagens desse blog por meio de RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta ou comentário de seu próprio site.

1 comentários:

On 9 de abril de 2009 às 18:48 , Enéias Teles Borges disse...

Já segui a dica.

 
Related Posts with Thumbnails