quarta-feira, abril 15, 2009 | Autor: Ebenézer Teles Borges
O título escolhido para esta postagem foi extraído da música "Tempos Modernos" de Lulu Santos. Pareceu-me bastante apropriado usá-lo porque sinto que o tempo tem passando depressa demais. Os dias ganharam asas. São aves de arribação que voam, apressados, para longe. E as horas não são mais horas; são minutos, talvez segundos... tão curtas, tão efêmeras... Quando penso que são, já foram. Evaporaram. Passaram sem que eu me desse conta. Passaram e me desgastaram (corroeram-me, consumiram-me, debilitaram-me...)

Tenho quase absoluta certeza de que foi ontem que o ano começou. Será que estou ficando senil? Vivo em conflito com o calendário, que teima em afirmar que já estamos em Abril. Não é possível! Olho para trás e não vejo tantos dias decorridos assim, neste ano. Meus sentidos me enganam... ou, talvez, os dias tenham sido tão semelhantes, tão iguais entre si, que acabaram se fundindo em um só, em minhas lembranças. 

Seja como for, sinto que o tempo deu uma acelerada e eu, já cansado, não consigo mais acompanhá-lo. Estou ficando para trás. Talvez por isso tenha pensado com tanta freqüência naquela poesia - Retrato - de Cecília Meireles que toca nessa questão com simplicidade, beleza e profundidade. E de tanto pensar nela, resolvi transcrevê-la abaixo e compartilhá-la com vocês. 

Retrato
 
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida a minha face?

(Cecília Meireles)

.
Categoria: , |
Acompanhe as postagens desse blog por meio de RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta ou comentário de seu próprio site.

3 comentários:

On 17 de abril de 2009 às 12:49 , Ricardo disse...

Eu não vejo a hora de ficar velho, bem velho, afinal, dizem que é a melhor idade. Cambada de hipócritas. (rs)

 
On 17 de abril de 2009 às 18:12 , Enéias Teles Borges disse...

Tudo mostra que estou ficando velhote. Especialmente a dor. Sou como carro velho, que todo dia apresenta um barulho novo...

Finalmente um texto, não é?

 
On 21 de abril de 2009 às 15:33 , Edleuza disse...

Ai, ai, ai!!! Vamos mudar esse discurso...

 
Related Posts with Thumbnails