domingo, junho 13, 2010 | Autor: Ebenézer Teles Borges

A Copa está aí, mas o que é "copa" mesmo? A reposta a essa pergunta vai depender de a quem ela for endereçada.

Para mim, por exemplo, "copa" representa aquele momento único em o que o brasileiro parece se irmanar em um só sonho e caminhar numa mesma direção. Entendam-me, por favor: eu disse "parece" e as aparências podem enganar e, com certa freqüência, enganam.

Não sei por que não se trabalha durante os jogos do Brasil. E daí? O que importa mesmo é não trabalhar, não é mesmo? O brasileiro gosta de não trabalhar! Não que seja um povo preguiçoso. Longe disso. O brasileiro é trabalhador. Mas trabalhar é uma necessidade e não uma fonte de prazer, exceto para cantores e, é claro, jogadores de futebol. Jogar futebol na "copa", então, é a suprema realização para esses trabalhadores apaixonados pelo que fazem.

E a gente, que labora sem tanta paixão, pára de trabalhar para ver onze brasileiros suando literalmente a camisa. Trabalhando? Disso eu não tenho tanta certeza... Quem não gostaria de passar um mês na África do Sul, em hotel cinco estrelas, jogando bola, dando entrevista, sendo paparicados e ainda ganhando em um mês o que eu não ganho em dez anos de trabalho suado? Eu faria isso até de graça!

E deixando esse blá-blá-blá pra lá, voltemos à pergunta original: o que é "copa" mesmo?

Essa palavra nos remete à frase inglesa "World Cup". Traduziram a primeira palavra e transliteraram e adaptaram a segunda, surgindo daí a nossa "Copa do Mundo". Cup virou copa, quando a tradução mais apropriada deveria ser "copo, xícara, cálice, taça".

Ah! "taça"!

Taça, em português, além do significado primário de "espécie de copo", passou a significar também, por derivação, "troféu esportivo em forma de taça".

Notei que o dicionário Houaiss já traz o verbete "copa" associado ao significado "vaso fundo, de dimensões e formas variadas, para bebidas; taça" [1]

Então, "copa" é isso aí. Ou talvez seja muito mais... Sei lá...

E pra você, o que é "copa"?


Referências:
[1] - Houaiss: Verbete "copa" – http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=copa&stype=k
Acompanhe as postagens desse blog por meio de RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta ou comentário de seu próprio site.

3 comentários:

On 14 de junho de 2010 às 11:16 , Cleiton Heredia disse...

Para mim copa é aquele local próximo da cozinha onde tomamos algumas refeições rápidas.

 
On 21 de junho de 2010 às 20:52 , Enéias Teles Borges disse...

Para outros a Copa é momento para encher o copo de cerveja...

 
On 28 de junho de 2010 às 10:30 , Anônimo disse...

para mim copa é a luta pelascomfiderações!!!!!!!!!

 
Related Posts with Thumbnails