sexta-feira, março 21, 2008 | Autor: Ebenézer Teles Borges

Dá-se o nome de "dia útil" àquele em que o comércio, o mercado financeiro e as instituições públicas funcionam. Penso de modo diferente. Para mim, dia útil é aquele em que disponho de tempo para mim mesmo. Hoje, por exemplo, feriado de Páscoa, foi um dia extremamente útil para mim. Aproveitei parte dele para fazer algo que aprecio: correr!

Saí de casa logo após às 10h da manhã, sentindo na pele a carícia suave do vento e o toque dourado do sol de Outono. Adoro o Outono! É, de longe, minha estação favorita, que me fala de transições e mudanças: aos poucos o calor cede lugar ao frio e as chuvas vão embora; com o declínio da temperatura, cobrimo-nos de roupas, enquanto o céu se despe de nuvens e se mostra nu, sem pudor, sem vergonha, sem medo de se deixar contemplar em toda sua profunda intimidade! Adoro essa intimidade azul anil do meio-dia, que se torna alaranjada e nostálgica ao pôr do sol... E quando a noite cai, o céu desnudo se enche de estrelas! Brilho intermitente, luz trêmula, cintilante, piscante... parecem flertar comigo e me sussurrar segredos que despertam em mim saudades de mundos que não conheço...

Comecei a correr lentamente. Enquanto poupava energia, o dia esbanjava beleza. Que maravilha! Que dia útil!! Aos poucos fui me distanciando do bairro onde moro e seguindo em direção à Marginal Pinheiros. Segui até o Extra que fica próximo ao Parque Burle Max e de lá retornei pelo mesmo caminho. Ao todo foram 13 km percorridos em 1h12min54 (ritmo médio: 5,36 minutos por km, que equivale a 10,7 km/h).

O resto do feriado - isto é, do "dia útil" - passei-o no conforto do lar, dedicando-me ao ócio criativo... ou terá sido apenas ao ócio?
Categoria: , |
Acompanhe as postagens desse blog por meio de RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta ou comentário de seu próprio site.

3 comentários:

On 21 de março de 2008 às 21:53 , Anônimo disse...

Hum... que lindo! Descrição poética!...

 
On 21 de março de 2008 às 22:04 , Enéias Teles Borges disse...

Você fez direitinho. Hoje saí de casa e dei duas voltas fora do condomínio. Foram 3600 metros de espaço/paz.

De fato feriado é dia útil.

Espero uma reflexão no seu blog versando sobre a paixão de Cristo.

Bom descanso.

 
On 22 de março de 2008 às 16:40 , Anônimo disse...

Ei, neste ritmo eu consigo te acompanhar!
Que tal planejarmos uns 10 km juntos?
O meu joelho continua reclamando, mas eu resolvi não dar bola prá ele.
Quando chego da corrida, basta um bolsa de gelo e já estou novinho em folha.
Gostei da sua descrição poética, mas aquela do céu estrelado em plena São Paulo é só na imaginação... Fala sério.

 
Related Posts with Thumbnails