quarta-feira, março 26, 2008 | Autor: Ebenézer Teles Borges

"A Linguagem de Deus" é o título do livro de autoria de Francis Collins, geneticista americano e um dos mais respeitados cientistas da atualidade. Entre seus feitos, merece destaque o papel desempenhado como diretor do Projeto Genoma, mantido pelo governo americano.

Pretendo adquirir e ler esse livro assim que possível. Como ainda não o li, sinto-me desconfortável em recomendá-lo a alguém. Contudo, aos que tiveram sua curiosidade despertada, posso recomendar a leitura de dois artigos publicados pela Revista Veja, que fazem referência à Collins e sua crença inabalável na existência de Deus:

O primeiro, sob o título A Ciência não Exclui Deus, apresenta uma entrevista com esse afamado e respeitado cientista norte-americano; o segundo, intitulado O Conflito entre Fé e Ciência, traz alguns dados estatísticos e históricos sobre esse debate antigo e, ao mesmo tempo, atual.

É possível que, depois de ler esses dois artigos, você também se sinta "tentado" a adquirir e ler o livro "A Linguagem de Deus".

Referências:

[1] Wikipédia – Francis Collins – http://pt.wikipedia.org/wiki/Francis_Collins
[2] Revista Veja 24/01/2007 – A Ciência não Exclui Deus – http://veja.abril.com.br/240107/entrevista.html
[3] Revista Veja 26/12/2007 – O Conflito entre Fé e Ciência – http://veja.abril.com.br/261207/p_078.shtml
Categoria: , |
Acompanhe as postagens desse blog por meio de RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta ou comentário de seu próprio site.

6 comentários:

On 26 de março de 2008 às 21:16 , Enéias Teles Borges disse...

Boa leitura para mais adiante. Depois de suas reflexões e recomendações - sempre boas.

 
On 27 de março de 2008 às 18:49 , Cleiton Heredia disse...

Já li este livro e confesso que me decepcionei um pouco com o autor, pois em minha opinião, o que eu esperava de um cientista deste calibre ao se propor escrever suas impressões a respeito de Deus, era uma argumentação muito mais racional, objetiva, e científica que consubstanciasse sua proposta de demonstrar porque ele crê em Deus.

Explico melhor: Francis Collins é bem claro em seu livro ao demonstrar que, sob sua ótica, todas as evidências científicas (na sua área de especialização - genética) apontam para a total e absoluta correção da Teoria da Evolução. Ao dar então suas razões para se crer em Deus, vai para a argumentação subjetiva da lei moral e cita C.S.Lewis como o responsável por mudar sua visão do ateísmo para a fé em Deus.

Ora senhores, sinceramente, não comprei um livro de um cientista renomado para ler sobre razões para se crer em Deus, que não fossem aquelas relacionadas com sua área de atuação no campo científico. Se eu quisesse ler sobre razões filosóficas teria lido o próprio C.S.Lewis por mim mesmo.

A tentativa final de Francis Collins em conciliar a Teoria da Evolução com a crença inabalável num criador foi para mim frustrante.

Porém, esta foi a minha leitura! Para você saber se entendi bem ou não os propósitos do autor, terá que lê-lo por si mesmo.

 
On 31 de março de 2008 às 12:21 , Cleiton Heredia disse...

Esqueci de comentar que existe uma postagem no Blog do Michelson sobre este livro:

http://michelsonborges.blogspot.com/2007/11/linguagem-de-deus.html

 
On 2 de junho de 2008 às 22:22 , Frank Viana Carvalho disse...

Amigão, não precisa comprar, eu te empresto. O livro é bom: tem base científica e busca explicações para justificar a crença em Deus. No entanto, ele foge de um segmento racional, a questão do planejamento e da inexplicabilidade do DNA a partir da perspectiva evolucionista (ao acaso). Mas, entre erros e acertos é um bom livro.

 
On 29 de março de 2010 às 13:18 , DaniCardona disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
On 29 de março de 2010 às 14:03 , DaniCardona disse...

Li e achei muito bom, mas concordo que o autor deixa a desejar quando explica sua fé em Deus ou sua transição do ateísmo ao cristianismo, a partir de questões filosóficas da lei moral de C.S.Lewis ao invés de suas ricas descobertas científicas no âmbito da genética e teoria da evolução. Mesmo assim, recomendo a leitura do livro principalmente a pessoas da área científica.

Danielle Drummond Cardona

 
Related Posts with Thumbnails