quinta-feira, junho 05, 2008 | Autor: Ebenézer Teles Borges
Fernão de Magalhães foi um navegador português que, a serviço do rei da Espanha, iniciou em 1519 aquela que seria conhecida como a primeira viagem de circum-navegação. Passou pela baía de Guanabara, foz do Rio da Prata, contornou a América do Sul através do estreito que recebeu o seu nome (Estreito de Magalhães) e alcançou, por fim, as águas do oceano Pacífico. Aliás, ele é conhecido, oficialmente, como o primeiro europeu a navegar pelo oceano Pacífico. É de se admirar a ousadia desse navegador que, à bordo de uma frágil caravela, ousou ir tão longe.

Menos conhecido é ele por ter empreendido, com êxito, outra viagem, igualmente fantástica, pelas águas proibidas do mar do saber, da observação, do empirismo, que o colocava em rota de colisão com as forças eclesiásticas dominantes na época. Sobre sua crença na esfericidade da Terra, ouçamos o que ele disse:

"A Igreja diz que a Terra é plana, mas sei que ela é redonda, porque vi a sombra dela na Lua, e acredito mais numa sombra do que na igreja".
Categoria: , |
Acompanhe as postagens desse blog por meio de RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta ou comentário de seu próprio site.

4 comentários:

On 8 de junho de 2008 às 19:10 , Enéias Teles Borges disse...

Quanta reflexão pode ser feita a partir daí...

(...)

 
On 10 de junho de 2008 às 00:00 , Ricardo disse...

A igreja, como instituição política que é, sempre esteve à sombra da História. Na rabeira dos acontecimentos. Nunca foi precursora de nada do que realmente importa, mas especializou-se em importunar aqueles que fizerem e fazem História.

 
On 3 de julho de 2009 às 21:26 , Anônimo disse...

A Igreja e os cientistas medievais já sabiam que a Terra é redonda. Veja "inventing the Flat Earth" ou no site do Projeto Okham / seção Mitos.

 
On 31 de março de 2010 às 13:26 , Anônimo disse...

vc criarao isso tudo entao parabens

 
Related Posts with Thumbnails