quinta-feira, janeiro 13, 2011 | Autor: Ebenézer Teles Borges
Há momentos em que as palavras, por mais eloqüentes que sejam, se mostram incapazes de expressar o sentimento de dor, desespero e desamparo que nos abate diante de catástrofes como essa que atingiu a região serrana do estado do Rio de Janeiro.

São centenas de mortos e um número desconhecido de feridos e desabrigados. A serra, atração turística da região, com sua aparência firme e sólida, tornou-se frágil e instável sob a força da chuva, convertendo-se em um rio de lama e pedra que, em pouco tempo, transformou a paisagem até então paradisíaca em um cenário de destruição e tragédia.

Para os moradores da serra fluminense, o ano começa em meio ao caos, marcado por uma calamidade de proporções assustadora, que transformou homens seguros e fortes em crianças indefesas e frágeis. Para outros tantos moradores da mesma serra, o ano já terminou...

Muitos se questionam sobre as causas desse acidente que ceifou a vida de tantos - de homens e mulheres, crianças e idosos, ricos e pobres, marginais e cidadão de bem. As perguntas se multiplicam. As respostas se mostram escassas, sem sentido ou inexistentes. Quando o céu se mostra cinzento e hostil e a terra, sob nossos pés, vacila e cede, a vida parece perder o sentido e somos assombrados pela espantosa grandeza de nossa pequenez e fragilidade.

Lamento por tantos que morreram: projetos inacabados, sonhos interrompidos...

Lamentos por tantos que sobreviveram: que seguirão adiante com suas vidas amputadas pela perda de entes queridos...

Lamento por ser a vida assim: incerta, efêmera e frágil...

Lamento...
Categoria: , , , |
Acompanhe as postagens desse blog por meio de RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta ou comentário de seu próprio site.

3 comentários:

On 14 de janeiro de 2011 às 08:35 , Enéias Teles Borges disse...

É isso mesmo! E sabemos que a situação se agravará ano após ano...

 
On 16 de janeiro de 2011 às 06:50 , Altamirando Macedo disse...

A natureza não perdoa, ela vinga ensinando. O animal humano não tem inteligência suficiente para entender, põe a culpa em Deus, pelo infortunio. Na "trocentésima" vez será pior.

 
On 14 de maio de 2012 às 01:39 , Anônimo disse...

Imagine... se alguém começa a dar marretadas nas paredes da própria casa, jogar lixo na privada, arrancar pedaços do chão, perfurar o telhado, etc. Vai chegar um dia que as paredes vão cair, o poço negro vai entupir, o telhado quebrado vai desabar. E de quem é a culpa???

Tudo na vida segue um príncípio básico...
"Ação e Reação"
Ou seja, tudo retorna! Os seres humanos vem interferindo no equilíbrio natural da vida, assim, as tragédias naturais são as "reações" provocadas pelas "ações" nada ecológicas que os humanos vem tendo há décadas... Então, devemos cuidar do planeta Terra, é nossa casa. Afinal, a Natureza NÃO precisa dos humanos por aqui, porque as pessoas destróem o próprio habitat e o habitat dos outros animais também. Mas NÒS precisamos da Natureza, quem consegue viver sem ar, água, alimento, luz solar???
Devemos cuidar do planeta Terra, é nossa casa.
Tudo que se faz à Terra, fazemos a nós mesmos.
E existe um outro princípio... o da sobrevivência... tudo o que tem vida tem consciência. E a Natureza está reagindo para se rearranjar, para se manter viva, se é de um jeito hostil, culpa do homem. Alguém que leva porrada, vai reagir, e não vai ser nada gentil.
Então, devemos mudar a nós mesmos, ser mais conscientes, pois somos parte da vida, da natureza. Queremos um planeta mais harmonizado, então devemos preservar os recursos naturais aprendendo mais sobre sustentabilidade.
Quer se manter vivo, preserve!

Quer mudar o mundo, mude o que fala!
Apenas criticar, criticar... isso só atrai mais coisas negativas.
Pense em soluções, ouse, inove, crie algo útil, sustentável!!!

NÒS SOMOS O MUNDO!
NÓS SOMOS PARTE DA VIDA, DA NATUREZA, NADA ESTÁ SEPARADO.
COSCIÊNCIA ECOLÓGICA É A RESPOSTA PARA A MUDANÇA EVOLUTIVA HUMANA!
ECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE SÃO AS AÇÕES QUE TORNAM A VIDA MAIS SIMBIÓTICA.

http://vegetarianismoveganismo.wordpress.com/vegetarianismoambiente/ecologia-e-vegetarianismo/

http://bemtefiz.com.br

www.guiavegano.com.br

http://jorgeroriz.wordpress.com/vegetarianos-%E2%80%93-uma-opcao-alimentar-em-sintonia-com-a-ecologia/

http://www.revistameioambiente.com.br/

 
Related Posts with Thumbnails